A Câmara Municipal de Ingá realizou sua 4ª Sessão Ordinária do ano de 2025 com uma pauta extensa sob a presidência de Rosa Nunes, marcada pela aprovação de projetos e apresentação de diversos requerimentos voltados à melhoria da infraestrutura, saúde, segurança, valorização cultural e dignidade dos profissionais e da população ingaense.
Na ocasião, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 06/2025, que institui o Projeto Amigo da Natureza, com foco em ações de educação ambiental e plantio coletivo de mudas de árvores nativas.
Também foram formadas as comissões permanentes da Casa Legislativa, conforme previsto no Regimento Interno, artigo 47.
Durante a sessão, foram apresentados e aprovados os seguintes requerimentos:
-
Requerimento nº 18/2025 – Autoria da vereadora Walbenha da Silva Andrade de Oliveira Félix: Solicita a criação de um ponto de mototáxi coberto, com bancos, no município de Ingá, oferecendo mais segurança e conforto à categoria e aos usuários.
-
Requerimento nº 19/2025 – Autoria da vereadora Walbenha da Silva Andrade de Oliveira Félix: Requer a criação de um Centro de Convivência do Idoso, voltado para apoio, integração e fortalecimento de vínculos entre idosos, famílias e a comunidade.
-
Requerimento nº 21/2025 – Autoria da vereadora Maria Jete Pereira do Nascimento Santos: Solicita a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos dos distritos de Chã dos Pereiras e Pontina, como forma de prevenir crimes e aumentar a sensação de segurança.
-
Requerimento nº 22/2025 – Autoria da vereadora Maria Jete Pereira do Nascimento Santos: Pede a implantação de uma lombada nas imediações da Escola José Trajano Figueiredo, na comunidade Sítio Várzea Verde (Rua da Palha), com o objetivo de proteger estudantes e moradores.
-
Requerimento nº 23/2025 – Autoria do vereador Francisco de Assis Guedes de Andrade: Propõe a mudança de nomenclatura do cargo de auxiliar de enfermagem para técnico de enfermagem para os servidores já diplomados e atuantes na função, conforme a Resolução COFEN nº 609/2019.
-
Requerimento nº 24/2025 – Autoria do vereador Nelinho da Silva Caetano: Requer a reforma do prédio Ulisses Caetano Pereira, no Sítio Várzea de Cana, para que funcione como posto âncora do Programa Saúde da Família e como sala de aula da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
-
Requerimento nº 25/2025 – Autoria do vereador Nelinho da Silva Caetano: Solicita o calçamento de cinco ruas nas proximidades do campo do distrito de Pontina, além da abertura de uma nova rua paralela, a fim de melhorar a mobilidade urbana local.
-
Requerimento nº 26/2025 – Autoria do vereador Francisco de Assis Guedes de Andrade: Reivindica a contratação de três bombeiros civis, sendo dois para o centro da cidade e um para a Casa do Autista, promovendo mais segurança e capacidade de resposta a emergências.
-
Requerimento nº 27/2025 – Autoria da vereadora/presidente Rosa Cristina Nunes Ferreira: Solicita reajuste na ajuda de custo dos integrantes da Banda Filarmônica 31 de Março, elevando o valor de R$ 200 para R$ 350, em reconhecimento à importância histórica e cultural do grupo, que recentemente completou 92 anos.
A sessão foi marcada por intensos debates, falas emocionadas e forte apelo por melhorias nas condições de vida da população, com o envolvimento direto de todos os parlamentares presentes.