Você está visualizando atualmente Projeto que limita a interdição da rua João Pessoa a um período máximo de 3 dias continua gerando polêmica no plenário da Câmara de Ingá. VEJA A SESSÃO

A Câmara Municipal de Ingá realizou sessão ordinária na noite desta quarta-feira, 11 de outubro, sob a presidência do vereador Aílton Nunes de Andrade, Nego dos Transportes.

Nesta sessão, a pauta estava zerada, ou seja, sem requerimento ou projeto a ser apreciado e votado, uma vez foram todos realizados e votados na sessão anterior. Portanto, o presidente passou logo para o segundo expediente, momento em que os vereadores usam a tribuna para a fala livre abordando temas diversos pelo prazo de quinze minutos. As falas e discussões teve como foco principal o Projeto de Lei N. 24/2023, apresentado pelo presidente na última sessão e aprovado por unanimidade dos presentes. Na tribuna, os vereadores Rei e Jacquelino apresentaram suas razões sobre o polêmico projeto e expressaram sua posição contrária. Os vereadores Chico de Alcides, Mana e Daniela justificaram sua mudança de posição com relação ao projeto.

O presidente Nego conduziu a sessão e explicou sobre a tramitação legal do projeto, que seguindo a legislação pertinente, permanece dentro do prazo legal de 15 dias para análise do executivo municipal que pode sancionar ou vetar. Explicou também sobre o direito a fala popular na tribuna, que é necessário fazer inscrição na Câmara Municipal nos dias que antecede a sessão ordinária.

Alguns membros da Comissão Paroquial da Igreja Católica, dentro de seu direito democrático de se opor ao projeto, estiveram presentes à sessão para acompanhar as falas dos vereadores, demonstrar pacificamente seus argumentos e buscar solução.

No entanto, Infelizmente, outras pessoas, que não representam a Igreja, aparentemente com interesse em explorar politicamente da situação passaram a agir de forma a tumultuar a sessão e até discutir outras demandas que não estão no foco do projeto em questão. A sessão foi encerrada e os projetos aprovados na sessão anterior, inclusive este que foi motivo do debate (PL 24/2023), segue o prazo legal de apreciação do prefeito Robério Burity.

Na saída da sessão, o presidente Nego chegou a reagir diante de insultos pessoais sofridos, no que a situação foi apaziguada pelo vereador Chico de Alcides.

Confira a íntegra da sessão: