Você está visualizando atualmente SESSÃO 1ª/22: Prefeito Robério e secretária Walbênia participam da sessão de abertura do ano legislativo 2022

O prefeito Robério Burtiy aceitou o convite do presidente Ailton Nunes de Andrade, Nego, para participar da sessão inaugural do ano legislativo 2022.

Robério usou da tribuna da Casa José Luiz de Souza para fazer um balanço de seu primeiro ano de gestão e mostrou os avanços conquistados nas diversas áreas da gestão municipal como saúde, educação, infraestrutura, cultura, ação social e agricultura.

Em seguida, a secretária municipal de educação, Wlabênia Andrade, explanou sobre as dificuldades vividas durante a pandemia, elogiou a atuação dos professores, os preparos da estrutura física para o retorno das aulas presenciais, as duas escolas da zona rural reabertas, o crescimento do número de alunos matriculados que hoje ultrapassa os três mil e os avanços conquistados na qualidade do ensino.

SESSÃO ORDINÁRIA

Após a explanação dos representantes do executivo municipal, o presidente Aílton Nunes abriu a sessão ordinária com a seguinte pauta do dia:

REQUERIMENTOS

Vereadora Daniela apresentou dois requerimentos: solicita a instalação de letreiros com o nome INGÁ no alto do Cruzerio, e letreiros com a frase AMO INGÁ na praça central. Danieal apresentou ainda o Projeto de Decreto Legislativo com a concessão da honra ao mérito Pedra de Ingá ao Sgto. Jeová Claudino do Nascimento por seu trabalho na Academia da Saúde e participação em Maratonas.

Vereadora Mana solicitou reforma completa na praça do bairro da Estação com nova iluminação e pavimentação das calçadas.

Vereador Tiago Garcia solicitou a instalação de parada de ônibus em Cachoeira dos Barbosas e Caiçara. Tiago também apresentou Moção de Aplauso

Vereador Augusto Policial solicitou que seja disponibilizado cadeiras infantis automotivas no transporte público para proteger as crianças e recém-nascidos no transporte público local.

REPRESENTAÇÃO

O Presidente do PSL de Ingá, Rodrigo Leite, entrou com uma representação contra o vereador Chico de Alcides em razão de palavras ofensivas e acusações generalizadas contra pessoas que exercem cargos públicos em áudios que circulam na internet. Por sua vez, o vereador justificou que não se referia aos políticos locais e sim em nível nacional. O processo foi despachado pela mesa diretora para tramitar dentro dos prazos regimentais legais.

PROJETOS DE LEI

O poder executivo apresentou os Projetos de Lei números 001, 002 e 003/2022, os quais tratam dos seguintes termas:

– Atualização do Salário Mínimo

– Adequação do Piso Nacional dos Professores

– Concessão de uniformes padronizados para os alunos da rede municipal de ensino.

Todos os requerimentos e projetos foram aprovados por unanimidade.

Assista a íntegra da 1° sessão ordinária de 2022.

Fotos: Leosmar

Imagens e edição: Claudio Geraldo.